quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

ABUSO ESPIRITUAL - O Problema dos Pastores Profissionais - Parte 1





Versículos chave:
Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo – Efésios 5:21.
Julgai todas as coisas, retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal – 1 Tessalonicenses 5:21-22.
Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede - João 6:35.
Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão – Gálatas 5:1.
Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor – Gálatas 5:13.
Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória – 1 Pedro 5:1-4.
INTRODUÇÃO
Os discípulos do Senhor Jesus, felizmente, eram como todos nós. Isto quer dizer que eram pecadores e falhos como todos nós somos. Nos dias do Antigo Testamento o Salmista se refere ao Deus de Jacó como uma maneira de nos consolar em meio às nossas fraquezas quando diz: "Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no SENHOR, seu Deus - Salmos 146:5". A expressão "Deus de Jacó" é uma referência clara ao fato de que Deus está acostumado a lidar com pessoas pecadoras e contraditórias como Jacó e como qualquer um de nós. Bendito seja Deus, o Senhor, que nos ama apesar de sermos o que somos. Mas como falamos no início, os próprios apóstolos do Senhor Jesus não eram diferentes de cada um de nós. Como tal estavam sujeitos às mesmas tentações e desvios de conduta que ameaçam a vida de qualquer um de nós. O registro dos Evangelhos está cheio de circunstância onde o Senhor precisou agir com firmeza para corrigir estas situações anômalas na vida dos Seus discípulos e apóstolos. Uma destas circunstâncias é aquela que trata do pedido de Tiago e João e da mãe deles, que havia decidido agir como se fosse uma verdadeira empresária dos próprios filhos. O pedido em questão, feito ao Senhor Jesus, era o seguinte:
Então, se chegou a ele a mulher de Zebedeu, com seus filhos, e, adorando-o, pediu-lhe um favor. Perguntou-lhe ele: Que queres? Ela respondeu: Manda que, no teu reino, estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita, e o outro à tua esquerda – Mateus 20:20 – 21.
O pedido de Tiago e João visava satisfazer a uma das necessidades mais básicas que existem em todos os seres humanos que é ter autoridade sobre outros que são seus iguais! Este é um sério problema dos seres humanos: o desejo de quererem ser "mais" iguais que os outros. É óbvio que os outros discípulos, sendo também humanos, não aplaudiram o pedido feito por Tiago e João. E por que não? Porque cada um dos outros dez discípulos desejava ocupar, ele mesmo, um daqueles lugares à direita e à esquerda do Senhor Jesus, no Seu reino glorioso. De fato o texto bíblico diz que os dez ficaram indignados com os dois irmãos – ver Mateus 20:24. O Senhor Jesus tratou com bastante firmeza aquela situação, procurando mostrar aos discípulos que as regras que deveriam existir entre eles eram diversas das regras que existiam entre as pessoas que não são discípulos de Jesus. Ele disse:
Ora, ouvindo isto os dez, indignaram-se contra os dois irmãos. Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos – Mateus 20:24 - 28.
O princípio que o Senhor Jesus quis ensinar era bastante necessário e urgente naquele momento. A saúde da futura Igreja Cristã iria depender, em parte, da obediência às palavras de Jesus acima mencionadas. Um dos aspectos do verdadeiro Cristianismo que mais encantam este autor é o fato de que nosso Deus e Senhor é sempre nosso exemplo naquilo que demanda de nós. Isto é verdade com relação ao ensino acerca de como se tornar realmente grande entre o povo de Deus. Quando o Senhor Jesus confrontou Seus discípulos, mostrando-lhes como a conduta deles precisava ser diferente do exemplo que viam na humanidade em geral, emendou dizendo que esta havia sido a atitude ou exemplo que estavam recebendo d’Ele. Em outras palavras, Jesus disse aos discípulos que eles pertenciam a uma comunidade de pessoas que eram rigorosamente iguais e que não deveria existir nenhum tipo de interesse dominador por parte de uns sobre os outros como estava implícito no pedido de Tiago e João. O serviço cristão praticado de uns para com os outros produz apenas o bem ao passo que o desejo de dominar sobre outros conduz irremediavelmente a partidarismos, contendas, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas bem como a abusos de toda sorte – ver Gálatas 5:20 - 21.
Cerca de dois mil anos se passaram desde que o Senhor Jesus ensinou estas verdades. Independente deste fato é com grande pesar que constatamos nos nossos dias, que ainda temos um longo caminho a percorrer quando o assunto é servir uns aos outros como um mandamento que deve valer indistintamente para todos aqueles sobre os quais o bom nome do Senhor foi invocado. Temos observado, com grande tristeza, inúmeros abusos que estão ocorrendo no seio da Cristandade[2] em geral bem como no seio do Cristianismo em particular. Estes abusos têm causado inúmeros males ao corpo de Cristo, que é Sua Igreja, além de destruir por completo inúmeras vidas. Muitos destes que foram abusados perderam a fé e alguns até se tornaram inimigos da fé cristã como conseqüência direta dos abusos que sofreram. É intenção do autor discutir tão delicado assunto visando contribuir para que de alguma maneira possamos seguir no caminho do serviço em vez do caminho do autoritarismo e do abuso espiritual. Nesta questão envolvendo abuso espiritual temos descoberto que não existem inocentes. Lideranças[3] e liderados[4] são igualmente responsáveis pelo descalabro que podemos observar e igualmente culpados pelos males praticados.
A. Liderança como Serviço e não como Senhorio
1. A Tênue Linha que Separa o Serviço do Senhorio
Conforme vimos o Senhor Jesus advertiu severamente seus discípulos contra o desejo de se tornarem senhores uns sobre os outros e podemos dizer, por extensão, de se tornarem senhores sobre o povo de Deus. Existe uma linha muito fina entre serviço e senhorio, entre discipulado e dominação. O que temos notado é que em muitos casos a linha se torna tão tênue que é mesmo impossível distinguir onde o primeiro terminou e o segundo começou. A grande maioria das lideranças com as quais convivemos, têm cruzado esta linha sem muita cerimônia e não escondem seu aborrecimento quando confrontadas pelos fatos. Em um próximo artigo falaremos do poderoso arsenal ao qual costumam recorrer para se defender. Não estamos querendo colocar todo mundo dentro de um mesmo saco e por este motivo é importante que mencionemos que existem líderes sensíveis a esta tênue linha e que procuram manter uma posição equilibrada com relação à mesma. Outros há que transgridem o limite, mas se arrependem e voltam ao bom senso representado pelo serviço cristão. Outros há, por fim, que não sabem funcionar se não estiverem completamente do outro lado da linha como senhores absolutos sobre o povo de Deus. Infelizmente, nos nossos dias, este último tipo tem sido bem mais freqüente do que gostaríamos de ver.
2. A Questão Representada pela Existência dos "Servos" Profissionais
Outra questão importante para a nossa discussão é a profissionalização da liderança, especialmente, da liderança pastoral. Todos os pastores, sejam de tempo integral sejam de tempo parcial, sabem que seu sustento e o de suas famílias dependem diretamente das comunidades locais que estão pastoreando. E esta não é uma questão periférica. Muito pelo contrário é uma questão central. Muitos pastores cruzam a linha mencionada no item anterior motivados e movidos por recompensas financeiras e ambição pessoal. Assim continua verdadeiro o princípio mencionado pelo apóstolo Paulo de que "o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores – 1 Timóteo 6:10. Nos últimos anos temos podido notar um número cada vez maior de "servos" profissionais que têm usado o povo de Deus para construir seus pequenos impérios que incluem, entre outras coisas, residências em diversas cidade e países, automóveis, móveis e roupas de luxo, canais de televisão e estações de rádio etc. Estes verdadeiros "senhores"quando confrontados com a dura realidade representada pela Palavra de Deus, muito dificilmente se arrependem, preferindo lançar mão de um poderoso arsenal, que na realidade não passa de um grande besteirol, para justificar seus desmandos.
3. Tanto faz mentor ou tutor, o exemplo vem sempre de cima
Esta parece ser uma das mais inflexíveis leis na História da Humanidade. O exemplo vem sempre de cima, ou seja, o exemplo estabelecido pela liderança será sempre imitado e servirá de inspiração e motivação para quem está mais em baixo. Se o exemplo for ruim então as conseqüências serão verdadeiramente devastadoras. Nos dias de hoje é bastante comum pastores se espelharem nos métodos e na forma de agir daqueles que podem ser percebidos como sendo bem sucedidos. Por sucesso, neste contexto, não estamos nos referindo à fidelidade à palavra de Deus como proposto pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios 4:2 e sim ao sucesso como percebido pelo mundo e que pode ser medido em números. Fidelidade, como bem sabemos, não é mensurável em números. É necessário que tanto quem lidera quanto quem é liderado seja fiel à revelação Bíblica. Este fato, por si só, seria um poderoso antídoto contra todo o veneno que tem sido disseminado no corpo de Cristo, no que diz respeito aos maus exemplos que estão sendo estabelecidos e seguidos. O ensino das escrituras é claro quanto à responsabilidade de todos os crentes de "julgai todas as coisas, retende o que é bom; abstende-vos de forma de mal – 1 Tessalonicenses 5:21 – 22".
4. Nobreza ou rebelião?
O médico Lucas que nos legou o Evangelho que leva seu nome também nos deixou um segundo tratado. Estamos falando do Livro dos Atos dos Apóstolos. Neste livro, no capítulo 17, Lucas descreve, entre outras coisas, a visita que Paulo, Silas e o próprio Lucas fizeram às cidades de Tessalônica e Beréia. De acordo com o texto Bíblico a atitude dos bereanos causou profunda impressão nos visitantes. Nas próprias palavras de Lucas os "de Beréia, eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim – Atos 17:11".
Nos dias de hoje qualquer um que tente imitar o bom exemplo que nos foi deixado pelos bereanos será rigorosamente tachado de "rebelde". A atitude inquisitiva que procura confirmar se certas práticas são mesmo bíblicas é definida como rebelião com o acusado sujeito a sofrer grandes abusos por parte da liderança questionada. Este tipo de abuso ocorre em duas frentes. A primeira é quando o líder usa as escrituras de forma abusiva para ensinar ou justificar práticas que não se sustentam diante de uma análise mais apropriada. Neste caso não importa o que a Bíblia ensina e sim a interpretação particular que foi fornecida pelo líder A segunda ocorre quando o líder ignora por completo a Bíblia e parte para ensinar algo que nem de longe poderia ser justificado pelo ensino das Escrituras. A falta de discernimento e de uma atitude mais positiva, à moda bereana, por parte dos liderados é o elemento singular que mais contribui para que este tipo de abuso espiritual ocorra no seio da Igreja Cristã.
5. O que se exige e o que se permite
Outro problema que existe no contexto das relações entre liderança e liderados diz respeito às exigências que pesam sobre a liderança, exigências estas feitas pelo Senhor da Igreja e pela Sua palavra e aquilo que lhes é permitido pelas comunidades às quais ministram. Aquilo que os líderes deveriam estar fazendo e ensinando de acordo com as Escrituras e aquilo que eles estão fazendo na prática normalmente não se encaixam. O grande dilema enfrentado pelos pastores é a enorme inconsistência que enfrentam entre o que Deus demanda e o que as comunidades estão dispostas a tolerar. Como os líderes são normalmente eleitos e sustentados pelas comunidades nas quais atuam este dilema torna-se o mais agudo.
Conclusão
O surgimento de "servos" profissionais produziu no seio da cristandade uma série de fatores que têm feito com que muitos líderes, alguns até bem-intencionados, cruzem a tênue linha que existe entre um ministério legítimo de um completamente ilegítimo. Estes "servos", em vez de servir, acabam por substituir o verdadeiro discipulado por uma dominação que nada tem de cristã. Em vez de liderar pelo exemplo se tornam "senhores" sobre o rebanho de Deus que, diga-se de passagem, não lhes pertence.
B. Redefinindo certos Termos
Uma das características mais marcantes dos líderes que praticam o abuso espiritual é a insistência em redefinir certos termos. Palavras acerca das quais estávamos absolutamente certos de conhecermos o significado, de forma precisa, são manipuladas a um nível que as tornam irreconhecíveis. A manipulação é tão extensa e profissional que chegamos a duvidar se alguma vez entendemos, realmente, o significado de certas palavras.
1. Autoridade
Não existe no seio da cristandade nenhuma outra palavra que seja mais abusada pelos abusadores espirituais do que a palavra autoridade. O ensino bíblico é bastante claro nas afirmativas que faz de que autoridade significa poder exercido de maneira apropriada – ver Mateus 9:6; João 1:12; João 10:18 e 17:2 etc. Por este motivo, todo exercício de poder de maneira imprópria, não é exercício de autoridade e sim de abuso espiritual. Como esta questão é bastante sutil é mais fácil indicar situações onde existe abuso espiritual, ou seja, onde o poder é exercido de maneira não apropriada, do que discutirmos as questões genuinamente semânticas relacionadas a este termo. Líderes acostumados a abusar espiritualmente das pessoas confiadas à sua guarda poderão manifestar as seguintes características:
§ Estender a autoridade da liderança a áreas da vida que ultrapassam os limites representados por questões morais e de valores apresentados na Bíblia. Um exemplo clássico é quando a liderança quer determinar com quem uma pessoa pode namorar e até casar. Outro aspecto tem a ver com interferências acerca de que profissão seguir e etc.
§ Impor sanções quando não houver submissão ao item anterior.
§ Promover um sentimento de culpa generalizado quando não existir conformação automática aos desejos manifestos da liderança.
§ Rotular as pessoas que resistem serem manipuladas de: insubmissos, orgulhosos, corações endurecidos etc.
§ Agir como se fosse o próprio Deus na vida das pessoas.
§ Manipular e torcer a palavra de Deus para conformá-la aos desejos da liderança.
§ Confrontar de maneira permanente o pecado na vida de todas as pessoas. Quanta hipocrisia pode existir nesta prática é simplesmente impossível de dizer.
§ Ensinar que as pessoas devem ser julgadas pelas opiniões que possuem acerca da liderança.
§ Ensinar que não existe verdadeiro discipulado fora do redil em que a pessoa se encontra.
§ Ensinar que Jesus não é mais todo suficiente – ver João 6:35 - e que é necessário seguir as muitas invencionices, nenhuma delas bíblicas diga-se de passagem, que impõe sobre as pessoas.
§ Ensinar que inúmeras coisas são pecaminosas quando a própria Bíblia nada diz diretamente acerca destes mesmos assuntos.
§ Ensinar que ser um verdadeiro seguidor de Jesus significa colocar a vontade de outro, normalmente a vontade do próprio líder, acima da própria vontade.
§ Transmitir a sensação de que a pessoa está realmente afundando na fé quando ela começa a considerar abandonar o redil em que se encontra.
§ Fazer com que pessoas rejeitem promoções no serviço, mudança de cidades ou novas oportunidades apenas para se manterem onde estão em completa submissão à liderança.
§ Torcer de maneira perversa o uso de palavras como obediência e submissão.
Se o leitor se encontra em um ambiente onde qualquer uma destas características está presente, é necessário tomar muito cuidado, pois o perigo de estar sendo abusado espiritualmente é bastante real.
2. Independente
Um teste simples talvez seja a melhor maneira de entendermos como esta palavra tem sido redefinida. Faça o seguinte: escreva no centro de uma folha de papel a palavra "independente". Depois, escreva outras palavras que lhe vêm à mente e que estejam relacionadas com independente. Terminada esta fase, analise francamente se a palavra "independente" bem como as outras palavras anotadas descrevem alguém de forma positiva ou negativa. Quais são as características de uma pessoa realmente independente. Agora, procure ver o termo independente à luz de Gálatas 5:1 e 13. Ser independente significa que temos a liberdade de vivermos não como queremos e sim como devemos. Mas este modo de vida é muito imprevisível para os dominadores. Eles preferem estabelecer regras fixas e rígidas para seus seguidores. Nenhuma independência ou liberdade como ensinada da Bíblia serão toleradas. Na Bíblia, independência e pecaminosidade não mantêm nenhuma relação direta. Paulo era bastante independente por um lado e completamente dependente de Deus por outro.
3. Obediência e submissão
Estas palavras são verdadeiras "pedras-de-toque" no jargão dos abusadores. Obediência cega e submissão inquestionável à liderança são as maiores características dos discípulos na opinião da liderança religiosa abusadora. Amor, fé e esperança são secundários, apesar da Bíblia nos ensinar exatamente o contrário!
C. Autocracia na Igreja
O termo autocracia não é usado nesta divisão de forma equivocada como alguns poderão pensar. Infelizmente nossa experiência nos tem mostrado que existem muitos líderes autocráticos nas igrejas cristãs, independente da denominação. A expressão "autocracia" é definida pelo dicionário Aurélio Século XXI como: "Governo de um príncipe, com poderes ilimitados e absolutos". É realmente uma pena que no meio cristão existam tantos líderes "governando" a igreja desta maneira. Para a grande maioria deste tipo de líderes os irmãos e as irmãs são completamente insignificantes. Bem, como toda regra tem sua exceção, os irmãos e irmãs são importantes somente em um único momento: na hora de contribuir. De acordo com um velho amigo, a maioria das igrejas modernas concedem aos seus membros estes dois direitos inalienáveis:
1. Pagar as contas. Todas as contas, inclusive os salários daqueles que são abusadores.
2. Calar a boca. Ou ficar de boca fechada mesmo diante dos maiores descalabros imagináveis.
O governo autocrático ocorre todas as vezes que um determinado grupo, que pode ser chamado de diretoria, conselho, presbitério etc, passa a controlar, com mão de ferro os meios de disciplina. Este controle, diga-se de passagem, é exercido de modo cabal. Nenhum tipo de "má conduta" pode ser nem será tolerado de fato. Toda e qualquer resistência será sumariamente fulminada. A Bíblia e o bom senso cristão submetido ao Espírito Santo são ignorados por completo. O que vale são os interesses do grupo no poder. Qualquer ameaça, seja real ou apenas imaginária é confrontada com toda a força possível, de tal maneira que não reste a menor dúvida acerca de "quem manda". A sensação de impunidade destes indivíduos beira realmente ao absurdo. São verdadeiros "sacripantas"[5]. Mas, como é que tanta barbaridade tem sido cometida no seio de igrejas cristãs? Como é possível que estas formas abusivas de pensamentos e ações permaneçam e sejam justificadas? A resposta a estas perguntas não é realmente muito complexa. O poder é criado e mantido através de um artifício muito simples. Este artifício constitui em sacralizar - atribuir caráter de sagrado - a certas formas de pensamento e de comportamento que privilegiam a classe dominante como se ela fosse melhor ou mais próxima de Deus do que o resto dos cristãos. Levantar-se contra a casta dominante torna-se sinônimo de levantar-se contra o próprio Deus. E isto, meu caro leitor, não pode ser tolerado em nenhuma hipótese. Estes privilégios são, por sua vez, preservados e garantidos mediante o estabelecimento e o controle de mecanismos institucionais que agem e reagem de forma absolutamente "sem misericórdia e sem perdão", contra toda e qualquer forma de pensamento ou comportamento que não se conforma com o que a autocracia espera ou deseja.
1. A autocracia é real e suas ações são devastadoras para dizer o mínimo.
2. Não existe solução alternativa para os abusados que não seja a de sair da instituição e expressar o profundo desprezo que sentem por estes senhores de quinta categoria.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

COMO FORAM MORTOS ALGUNS APÓSTOLOS E DISCÍPULOS DE JESUS



Livro - Temas e Curiosidades da Bíblia - IFC
André: Foi crucificado em Ática, na Ásia Menor, numa cruz em forma de "X" que passou a ser chamada "Cruz de Santo André". Até exalar o último suspiro, continuou admoestando seus algozes.
Bartolomeu: Pregou na Arábia, estendendo sua pregação até a Índia. Alguns afirmam que ele foi amarrado num saco e lançado ao mar, enquanto outros asseguram que ele foi esfolado vivo.
Felipe: Alguns afirmam que terrivelmente apedrejado e outros afirmam que foi enforcado num pilar do templo, em Hierápolis.
João: Irmão de Tiago, morreu aos 100 anos de idade, sendo o único dos apóstolos que teve morte natural. Segundo a tradição, ele foi lançado pelos inimigos num tacho de azeite fervendo, de onde saiu ileso.
Lucas: Foi enforcado numa oliveira na Grécia.
Marcos: Foi arrastado pelas ruas de Alexandria, no Egito, até expirar.
Mateus: Foi ferido por uma estocada de lança ou espada nas costelas, na Etiópia.
Paulo: Apedrejado e decapitado na via Óstia, em Roma, por ordem de Nero.
Pedro: Morreu crucificado no ano 67 d.C., com a idade de 75 anos. A tradição conta que ele pediu que o crucificassem de cabeça para baixo, porque se considerava indigno de morrer como seu mestre, Jo 21:18,19.
Tiago, o grande: Filho de Zebedeu, foi o primeiro dos apóstolos a morrer por sua fé. Foi decapitado a espada por ordem do rio Herodes Agripa I, por volta do ano 44 de nossa era.
Tiago, o menor: Filho de Alfeu, foi jogado de um pináculo, ao se levantar, alguns afirmam que recebeu uma martelada no crânio, outros dizem que foi apedrejado até morrer.
Tomé: Transpassado por uma flechada no peito, por um sacerdote pagão em Malipur, na Índia.
Judas Tadeu: Irmão de Tiago, morreu cravado de flechas.
Matias: Foi primeiro apedrejado e a seguir decapitado.
Barnabé: Também foi apedrejado. Conta-se que os judeus de Salamina zombavam dele enquanto sucumbia.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

NATAL

Natal,data que comemoramos por tradição,mesmo sabendo que Cristo não nasceu nesta data,
pessoas fazem comemorações em empresas,residencias e etc.Devemos festejar o natal todo o dia
pois já acontece hoje o que Jesus nos falou em Mateus 24,que o amor de muitos esfriaria.Hoje,ninguem se preoculpa co o proximo,neste ano que se aproxima vamos olhar mais para o nosso proximo,não pelas igrejas mas por nos mesmos,pois hoje muitas igrejas tambem não se preoculpam com as pessoas mais com o DIZIMOS.Então deixo está pequena reflexão para todos ,e FELIZ NATAL.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Pensão Homossexual:

Parceiro de homossexual pode ter direito a pensão


A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara aprovou nesta quarta um projeto que obriga o INSS a pagar pensão aos companheiros de segurados homossexuais.
Apresentada em 2005 pelo deputado Maurício Rands (PT-PE), a proposta prevê o pagamento de benefícios previdenciários nos casos em que for constatada a união estável de pessoas do mesmo sexo. O projeto ainda precisa passar por duas comissões até se votado em plenário.
A relatora do projeto, Manuela D´Ávila (PCdoB), lembrou em seu voto que o benefício já está previsto por uma instrução normativa publicada em outubro pelo INSS. Antes disso, a pensão para homossexuais já vinha sendo concedida em diversos estados por decisão da Justiça.
- Chegou o momento de atualizar as leis para reconhecer o direito das pessoas que vivem em união homossexual estável - afirmou Manuela.
O projeto de lei também estende o benefício previdenciário aos companheiros de funcionários civis da administração federal. Ao defender a aprovação do texto, a relatora disse que a lei está atrasada em relação à evolução da sociedade, que já aceita a união de pessoas do mesmo sexo.
Para opositores, projeto contraria Constituição
Os opositores da idéia alegam que a ampliação dos direitos de receber pensão contraria a Constituição, que faz referência à relação entre homem e mulher. Rands afirma que que as cláusulas pétreas da Carta não consideram a orientação sexual ao garantir a igualdade de direitos para todos.
"Não existe fundamento, à exceção do recurso ao preconceito filosófico, moral ou religioso, que justifique um integrante de um casal formado por pessoas de sexos opostos poder designar seu dependente o companheiro ou a companheira um partícipe de um casal do mesmo sexo, não", escreveu o autor do projeto.
Na Comissão de Trabalho, a proposta esbarrou na oposição do deputado Filipe Pereira (PSC-RJ), da bancada evangélica. Fiel da Assembléia de Deus, ele apresentou voto em separado contra o relatório de Manuela. Segundo o deputado, o projeto prevê uma "exceção desnecessária" nas leis que regem o regime de previdência social.
- Minhas convicções pessoais são contra a união civil de homossexuais, assim como as do meu eleitorado, que é evangélico - disse Pereira, que negou ter preconceito contra os gays.
O deputado completou:
- Não faço oposição aos homossexuais, e sim ao homossexualismo.
O deputado criticou Rands por tentar regulamentar uma tese que, segundo ele, já é aceita pelos tribunais.
- Na ânsia de aparecer, alguns deputados acabam apresentando projetos para se promover - atacou.
Fonte: Globo Online/ O Verbo

Paulo ,voltando de Roma

Frases que sairam em boletins de Igrejas.

Teria saido em boletins de Igrejas.
As frases a seguir foram retiradas de boletins dominicais das nossas Igrejas. Por razões óbvias, as mesmas não são citadas. Vamos nos deleitar, então, na leitura:
1) "No estudo desta noite nosso pastor trará a mensagem intitulada: 'o que é o inferno' venha cedo e assista o ensaio do coral."
2) "Teremos sorvetada na igreja próximo sábado; as irmãs que forem doar leite, cheguem mais cedo."
3) "Para aquelas irmãs que têm filhos e não sabem o berçário fica no segundo andar".
4) "Após a feijoada do próximo sábado teremos um período de meditação."
5) "Os adolescentes apresentarão no dia 1º uma peça de Shakespeare. Venha assistir esta tragédia."
6) "A irmã Laura agradece a todos os muitos irmãos que contribuíram para que finalmente ela engravidasse. Foi muito difícil, foi uma luta. Sem suas orações..."
7) "A irmã Zilda estará distribuindo Bíblias na favela na próxima terça. O diabo que se cuide."
8) "Precisamos orar intensamente pelo problema de saúde da irmã Cândida. Não
tem Cristo que resolva."
9) "Os irmãos e irmãs que não sabem ler devem devolver os boletins da igreja no final do culto, assim que já tiverem usado."
10) "O novo zelador é o irmão Manuel. Não é casado, mas faz tudo que os outros mandam."
11) "O pastor viajou para o enterro da mãe do irmão Paulo. No culto cantaremos Ouve-se o Júbilo de Todos os Povos."
12) "O diácono irmão Zaqueu convida os homens da igreja para no próximo sábado podarem as árvores."
13) "A todos os irmãos que doaram alimentos à família da irmã Lurdes a igreja agradece, ela morreu em paz."
14) "Convidamos a todos para possessão do nosso novo pastor no dia 25. Traga convidados para assistirem."
E alguns erros, puramente de digitação, para consolar alguns:
1) "E Jesus montado na sua jamanta entra em Jerusalém...."
2) "... ao subir Jesus no pinículo para pregar...."
3) "... e aquele pobre homem deixa cair suas mulatas confiante que sairá andando ... "
4) "... e os irmãos que participarão da reunião de senhoras..."
5) "... a igreja local dever ser como um corpo, com as partes asustadas para funcionar ..."
http://www.filhotesdecristo.hpg.ig.com.br/humor.htm

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Amway - Dinheiro é a Solução?


"Tempo livre, segurança e dinheiro pelo resto da vida". Este é o "discurso messiânico" que oferece a maior empresa de marketing de rede do mundo, a Amway, através de seus 2,5 milhões de "missionários" (foi assim que a revista Exame,18 de junho de 1997 definiu seus distribuidores). Enaltecendo o poder do pensamento positivo, exibindo símbolos de prosperidade, discursando sobre "você-pode-ser-um-vencedor", tudo isso sendo anunciado num estilo missionário, essa empresa familiar continua a prosperar, estando presente em mais de 70 países. No Brasil, a Amway conta com mais de 150.000 distribuidores.

Muitas pessoas têm nos indagado acerca da Amway. Por se tratar de uma empresa muito grande, seria impossível fazer uma análise completa de cada indivíduo envolvido com esta organização. Como várias outras empresas, há muitos pontos positivos e negativos sobre a Amway. A empresa foi fundada na cidade de Ada, Estado de Michigan, nos Estados Unidos, por Richard DeVos e Jay Van Andel, em 1959. Em 1991, o grupo chegou ao Brasil, oferecendo aos brasileiros uma forma rápida de enriquecer. Seus produtos têm a ver com os cuidados do lar, cosméticos, cuidado pessoal, nutrição humana e utensílios domésticos. São mais de 400 produtos consumidos e vendidos por seus "missionários".

A revista ISTOÉ (22 de março de 1994, pp. 66, 67), num artigo intitulado "Religião Amway - A rede Amway cresce no Brasil distribuindo produtos sem intermediários e promete enriquecimento rápido", classificou a Amway de "culto moderno, que usa técnicas de arregimentação quase religiosas". Quando alguém é convidado para ingressar na Amway, a pessoa que o convidou já é associada da empresa e passa a ser a sua patrocinadora. É preciso haver um convite para entrar. Paga-se uma taxa de inscrição, geralmente o equivalente a US$ 80,00, e o novo sócio recebe um kit com os produtos e material didático, como manuais e fitas cassete, que lhe darão mais instruções sobre o programa de vendas e o sucesso nos negócios.

O novo sócio começa a levar outras pessoas para a Amway e passa a ganhar uma porcentagem sobre as compras dos novos sócios que ele recrutou. Elas também passam a fazer o mesmo, levando mais pessoas, e ganhando a porcentagem sobre as compras de seus novos associados, e assim sucessivamente. As pessoas começam então a ganhar bônus e posições ou patentes na hierarquia denominadas rubi, pérola, esmeralda, diamante etc., e assim a pirâmide (rede de distribuição direta) começa a ser levantada. Existe aqui o perigo de a empresa fazer das pessoas um mero produto. Trata-se de um empreendimento que vai exigir muito tempo, esforço e dedicação da pessoa - se ela quiser ganhar alguma coisa.

A revista ISTOÉ disse ainda que os métodos de recrutamento da empresa são parecidos com uma cerimônia de iniciação religiosa, fazendo lembrar os antigos cursilhos católicos e os cultos evangélicos, com a diferença que na Amway o assunto passa a ser o dinheiro. Nos Estados Unidos, esses métodos foram acusados de apresentarem um tipo mais leve de lavagem cerebral, embora a justiça naquele país não tenha aceitado as denúncias.

Muitos distribuidores da Amway, que são cristãos, fazem o seu recrutamento no meio evangélico. Nossa preocupação é que, dessa maneira, entra-se em contato com vários livros e preletores recomendados por alguns líderes da Amway que não são sempre bíblicos em suas abordagens sobre o sucesso e princípios financeiros. Alguns livros de autores como Og Mandino, Dale Carnegie, Joseph Murphy, Napoleon Hill, Norman Vicent Peale e Lair Ribeiro (autor do livro O Sucesso Não Ocorre Por Acaso e vários outros títulos) incluem conceitos da Nova Era.

Em muitos casos, o que acontece é que a fé dos envolvidos vai se misturar com crenças da AMP (Atitude Mental Positiva) e da confissão positiva, que são atualmente assuntos constantes nos congressos e seminários de motivação e sucesso. Dave Hunt e T.A. McMahon, autores norte-americanos, comentam sobre o perigo de tal envolvimento: "A grande jogada hoje em dia é o sucesso. A capacidade de exercer 'o poder da mente sobre a matéria' não é mais considerada algo estranho e oculto, e sim parte de um potencial humano natural, normal e infinito, que pode ser experimentado por qualquer pessoa que siga certas supostas 'leis de sucesso'".

Norman Vincent Peale (já falecido), por exemplo, embora fosse um ministro protestante, tinha ensinos que às vezes contrariavam as Escrituras. Um deles foi o de negar o ensino bíblico da condenação eterna para os que morrem sem Cristo. Por exemplo, quando perguntado no programa de televisão de Phil Donahue nos Estados Unidos, se as pessoas não cristãs poderiam ir ao céu, ele respondeu que sim (Transcrição do Progama de Donahue, nº 10.104, p. 4). Neste mesmo programa ele declarou que Jesus é o "supremo caminho" para o céu, mas não o único caminho (p. 5). A Bíblia diz o contrário, pois o próprio Senhor Jesus declarou: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14.6).

Em seu livro 1001 Maneiras de Enriquecer, Joseph Murphy chega a defender conceitos sobre o homem que estão mais para o panteísmo do que para a Bíblia. Ele declara: "Da mesma forma que o ramo de uma árvore é uma extensão da sua vida, eu também sou um prolongamento da sabedoria, do poder e da energia criadora de Deus. Sou um filho de Deus e herdei todos os direitos, privilégios e benesses de suas riquezas. Acredito na substância e no provimento infinitos. Estou em consciência com o Senhor. Seu poder criador é também meu; Sua sabedoria, força, inteligência e compreensão são igualmente minhas. Deus e o homem são uma mesma criatura. O Senhor e eu somos uma só pessoa" (pp. 23, 24).

Ao contrário do que diz Joseph Murphy, a Bíblia afirma que "Deus não é homem para que minta, nem filho do homem, para que se arrependa" (Números 23.19) e ainda: "porque eu sou Deus e não homem, o Santo no meio de ti" (Oséias 11.9). É preciso lembrar também que Deus é o criador e não a criatura (Isaías 40.28; Jeremias 32.17). Embora interaja com suas criaturas, Ele tem vida distinta da criação.

Num de seus livros mais conhecidos, O Poder do Subconsciente, Joseph Murphy afirma que "o que é impresso em sua mente subconsciente é expresso no cenário do espaço. Essa mesma verdade foi proclamada por Moisés, Isaías, Jesus, Buda, Zoroastro, Lao-Tsé e todos os outros profetas iluminados da História" (p. 51). A exemplo de Murphy, vários indivíduos e grupos tentam comparar Jesus com outros líderes de religiões, chegando a dizer que todos eles foram portadores de uma única verdade. Entretanto, à luz das Escrituras Sagradas, Jesus ocupa um lugar único no plano da salvação e na história, algo confirmado pelas palavras do apóstolo Pedro: "E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos" (Atos 4.12). A Bíblia afirma que só Jesus tem palavras de vida eterna.

Pode ser dito ainda que existe uma ênfase exagerada sobre o lucro material em alguns círculos da Amway que é antibíblica. Quem faz parte da empresa vai perceber que algumas linhas de distribuição e indivíduos na organização enfatizarão estes ensinos duvidosos, enquanto que outros não. A afirmação de que alguns de que o nome Amway seria uma referência às palavras de Jesus em João14.6, "Eu sou o caminho" (I am the way, em inglês) não é correta. Amway é uma abreviação do nome em inglês, The American Way of Life (o estilo de vida americano).

Pesquisadores que hoje fazem parte da AGIR estiveram pessoalmente no escritório da sede brasileira da Amway, em 1993, em São Paulo, e foram bem recebidos pelo então presidente, o Sr. Kenneth Smith. O Sr. Smith esclareceu na ocasião que a Amway em si nada tem a ver com o movimento da Nova Era, tratando-se exclusivamente de uma empresa de negócios e não de um grupo religioso. Ele mesmo testemunhou ser cristão, freqüentando na época a Calvary International Church (Igreja Internacional do Calvário, em São Paulo, freqüentada principalmente por missionários e empresários de língua inglesa).

Estar envolvido com a Amway ou com qualquer outro negócio não é certo ou errado em si mesmo. Os cristãos devem avaliar os líderes e os materiais aos quais são expostos e verificar se o que é ensinado está de acordo com a Palavra de Deus. Todo cristão tem a responsabilidade de detectar erros nos ensinos, se houver algum, e avisar aos outros ao mesmo tempo. Cada cristão deve avaliar também suas próprias razões pessoais para se envolver em algo assim e isso deve ser feito de acordo com os princípios da Palavra de Deus.

Por se tratar de um empreendimento que exige muito tempo e dedicação dos sócios, o envolvimento com a Amway pode trazer transtornos para o cristão, que já tem tão pouco tempo para dividir entre a família e o serviço do Senhor. Por esta razão, é importante estar atento às palavras do grande apóstolo: "Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento. Que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir, que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida" (I Timóteo 6.17-19).


Artigo do Dr. Paulo Romeiro

Tumba de Maria

esse vídeo mostra a tumba de Maria,embora o resto do video seja adventista,más preste atenção no vídeo.