quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

COMO FORAM MORTOS ALGUNS APÓSTOLOS E DISCÍPULOS DE JESUS



Livro - Temas e Curiosidades da Bíblia - IFC
André: Foi crucificado em Ática, na Ásia Menor, numa cruz em forma de "X" que passou a ser chamada "Cruz de Santo André". Até exalar o último suspiro, continuou admoestando seus algozes.
Bartolomeu: Pregou na Arábia, estendendo sua pregação até a Índia. Alguns afirmam que ele foi amarrado num saco e lançado ao mar, enquanto outros asseguram que ele foi esfolado vivo.
Felipe: Alguns afirmam que terrivelmente apedrejado e outros afirmam que foi enforcado num pilar do templo, em Hierápolis.
João: Irmão de Tiago, morreu aos 100 anos de idade, sendo o único dos apóstolos que teve morte natural. Segundo a tradição, ele foi lançado pelos inimigos num tacho de azeite fervendo, de onde saiu ileso.
Lucas: Foi enforcado numa oliveira na Grécia.
Marcos: Foi arrastado pelas ruas de Alexandria, no Egito, até expirar.
Mateus: Foi ferido por uma estocada de lança ou espada nas costelas, na Etiópia.
Paulo: Apedrejado e decapitado na via Óstia, em Roma, por ordem de Nero.
Pedro: Morreu crucificado no ano 67 d.C., com a idade de 75 anos. A tradição conta que ele pediu que o crucificassem de cabeça para baixo, porque se considerava indigno de morrer como seu mestre, Jo 21:18,19.
Tiago, o grande: Filho de Zebedeu, foi o primeiro dos apóstolos a morrer por sua fé. Foi decapitado a espada por ordem do rio Herodes Agripa I, por volta do ano 44 de nossa era.
Tiago, o menor: Filho de Alfeu, foi jogado de um pináculo, ao se levantar, alguns afirmam que recebeu uma martelada no crânio, outros dizem que foi apedrejado até morrer.
Tomé: Transpassado por uma flechada no peito, por um sacerdote pagão em Malipur, na Índia.
Judas Tadeu: Irmão de Tiago, morreu cravado de flechas.
Matias: Foi primeiro apedrejado e a seguir decapitado.
Barnabé: Também foi apedrejado. Conta-se que os judeus de Salamina zombavam dele enquanto sucumbia.