quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A voz da verdade(Será verdade?)

A Igreja Voz da Verdade defende uma das heresias originadas no século II. Naquela época, alguns cristãos, ao mesmo tempo crentes na verdade de haver um só Deus e de que Jesus é Deus, não conseguiam aceitar que Deus subsiste em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Então optaram por uma forma mais fácil de explicar Deus. Primeiro, Deus se manifesta como Pai, depois o Pai vem como Filho, e depois da ressurreição de Jesus Cristo como Espírito Santo. Por volta do ano 260 d.C., essa crença chamada de Sabelianismo (nome derivado de Sabélio, seu defensor-mor) ou Modalismo (por ensinar que Jesus teve três modos de se manifestar - Pai, Filho e Espírito Santo, em épocas diferentes) foi rejeitada pela Igreja Cristã e considerada como heresia. Esta heresia, entretanto, ressurgiu nos Estados Unidos em 1913, e aqui no Brasil em 1945, com a Igreja Pentecostal Unida do Brasil, que deu origem ao Ministério Voz da Verdade, em 1980.

Entendendo a diferença entre o UNICISMO e a TRINDADE

Segundo os unicistas, Jesus é Deus. Todavia, Deus não subsiste nem coexiste em três pessoas distintas, mas Jesus era o Pai no Antigo Testamente, depois é o Filho que vem morrer por nós (daí o nome patripassionismo, ou seja, patri=pai, passio=sofrimento, então sofrimento do Pai) e finalmente Jesus retorna como Espírito Santo, ou seja, Jesus teria três modos de se manifestar.

Mas conforme os cristãos que guardam a sã doutrina, Deus subsiste ao mesmo tempo em três pernonalidades, ou pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. A essa crença já ensinada nas Escrituras, a Igreja Católica Romana deu o nome de TRINDADE. Embora esta palavra não se encontra na Bíblia, é ensino Bíblico que:

1. O Pai é Deus

"Recomendou-lhe Jesus: [...]: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus." – João 20.17

2. O Filho é Deus

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." – João 1:1.

3. O Espírito Santo é Deus

"Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentastes no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus." – Atos 5:3, 4.

4. O Pai se relaciona com o Filho

- Antes de Jesus vir à terra:

"Disse o SENHOR (YHWH) ao meu senhor (JESUS): Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés." - Salmo 110.1

- Durante a vinda de Jesus à terra:

"E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo." - Mateus 3.17

- Após a ressurreição de Jesus Cristo:

"Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus." -Hebreus 10.12

5. O Filho se relaciona com o Espírito Santo:

- Antes de Jesus nascer:

"Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo." - Mateus 1.18

- Durante a vida de Jesus na terra:

"A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo." - Mateus 4.1

- Depois da ressurreição de Jesus:

"Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim." - João 15.26

6. O Espírito Santo se relaciona com Jesus

"Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar." - João 16:13,14

7. Pai, Filho e Espírito Santo se relacionam:

- Antes de Jesus vir à terra, na Criação:

"Façamos o homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança." - Gênesis 1.26

- Durante a vida de Jesus na terra:

"Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo." - Mateus 3.16, 17.

- Depois da ressurreição:

"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós." - 2 Coríntios 13.14.

Assim, há uma relação interpessoal entre Pai, Filho e Espírito Santo. Há mais de 180 versículos nas Escrituras que mostram esse relacionamento entre as Pessoas do Único Deus. Essa crença tem base bíblica. Um só Deus, que subsiste em Três Pessoas distintas.

Argumentos Unicistas contra o Deus Triúno

A Igreja Voz da Verdade anuncia o Jesus dela em suas pregações e lindas canções. Tiveram já a ousadia de distribuir um CD a pastores cristãos contra o ensino bíblico chamado posteriormente de Trindade. Embora não pretendemos perseguir ou mover pessoas a odiarem esse grupo, o que seria um absurdo, temos o direito de responder a suas argumentações, e educadamente refutá-las uma a uma, da mesma forma que os adeptos desse movimento tentam fazer isso ao se convidarem para cantar em nossas igrejas ou, quando pastores mal-esclarecidos e com pouca instrução nas Sagradas Escrituras, convidam-nos para exibirem seus talentos musicais.

No link do site oficial da Igreja Voz da Verdade, http://vozdaverdade.com.br/estudos/, observamos no Estudo "DEUS É UM", a seguinte argumentação, contra a Doutrina bíblica da Trindade, que será com todos os devidos créditos colocada aqui, em negrito e em cor vermelha. As refutações estarão em preto. Queremos enfatizar que o objetivo dessa matéria é mostrar em que eles crêem e como raciocinar com eles, à base das Escrituras, e não persegui-los.

"DEUS É UM - A Bíblia é clara ao falar do Deus todo poderoso: DEUS ÚNICO."

Refutação apologética -

Nunca dissemos que Deus fossem três deuses, como os mórmons, por exemplo, crêem. Para nós, o ÚNICO DEUS, por ser Todo-Poderoso, subsiste em Três Pessoas distintas. Isso o torna mais único ainda e distinto de todos os outros deuses.

"Único quer dizer que é um só, de cuja espécie não existe outro, exclusivo, a que nada é comparável, superior a todos os demais."

Refutação apologética -

Quando a Bíblia afirma que há um só Yahweh, a palavra hebraica "um só" é unidade composta, "echad", e significa "um" formado por mais. Ocorre, por exemplo, em Gênesis 2:24, onde se diz que homem e mulher são uma só (echad") carne, ou seja, um só casal, formado por duas pessoas. O mesmo ocorre em Deuteronômio 6:4, quando lemos que Yahweh é um só ("echad") Yahweh. Então, entendemos porque o Pai é Yahweh, o Filho é Yahweh e o Espírito Santo é Yahweh: Estas Três Pessoas possuem a mesma essência e natureza divina. Por isso mesmo, não há outro Deus cuja espécie seja comparável ou superior ao Deus Triúno.

"Hoje entendo com mais clareza quando a palavra de Deus fala sobre este Deus verdadeiro que é ÚNICO pois não existe outro igual. Este Deus é onipresente,onipotente e onisciente."

Refutação apologética -

Concordamos plenamente com a declaração acima, pois de fato nosso Único Deus Verdadeiro é incomparável, e por ser Onipresente, Onipotente e Onisciente, é Todo-Poderoso, sendo assim, não pode ser explicado. Os grupos sectários, como Testemunhas de Jeová, os Mórmons, os Espíritas, os Cristadelfos, etc - todos eles têm uma explicação mais fácil para essa questão. As Tjs dizem que sóo Pai é Deus, e que ele criou um deus menor, e que o Espírito Santo é a força ativa de Jeová. Os Espíritas dizem que só o Pai é Deus e é o Criador do Espírito de Jesus, o qual é um médim de Deus, e que o Espírito Santo significa todos os espíritos santos que reencarnaram até atingirem o grau de espíritos puros. Os mórmons resolvem a questão dizendo que o Pai é um Deus, o Filho é um Deus, o Espírito Santo é um Deus, então são três deuses. Os cristadelfos ensinam que o Pai criou Jesus quando ele nasceu aqui na terra, e que o Espírito Santo é o poder de Deus. E a Igreja Voz da Verdade resolve o problema dizendo que primeiro Jesus era o Pai, depois o Filho e agora Ele é o Espírito Santo. Tudo para explicarem Deus mais fácil. Nós, cristãos, preferimos a frase: O fato de não explicarmos como Deus pode ser Três Pessoas não significa que isso não seja verdade, mas sim que esse único Deus está muito acima de nossas explicações, pois seus caminhos são muitomais elevadosdo que os nossos. - Isaías 55:8, 9.

"Os céus e a Terra foram obra de UM SÓ DEUS . Is 44:24...Assim diz o SENHOR: Eu sou o Senhor que faço todas as cousas, que "SOZINHO" estendi os céus e SOZINHO espraiei a terra." O Senhor fala claramente que Ele sozinho fez os céus e a Terra. Há necessidade de se entender que é sempre Um Mesmo Deus agindo ... "

Refutação apologética -

Os cristãos, em toda história do cristianismo, jamais afirmaram que Deus não tivesse feito tudo sozinho. Aliás, quem prega que Deus criou tudo em parceria é o Satanismo, quando afirma que Adonai (O Senhor) e Lúcifer (Satanás) criaram juntos, e que depois Adonai teria roubado a glória de Lúcifer e se feito o dono de tudo. Todavia, não cremos nisso. Cremos que o Deus Único ("echad") criou sozinho, mas disse: "Falamos o homem". (Gênesis 1:26) A quem Deus disse "façamos"? Aos anjos? Jamais, senão seríamos feitos à imagem de Deus e de anjos. Então, se a Bíblia diz que Pai, Filho e Espírito Santo se inter-relacionam, conversam entre si, ela nos quer ensinar algo: Que o Deus Único, que subsiste em Três Pessoas distintas, criou tudo. Esse Deus Triúno realmente fez tudo sozinho.

"Em Is 45.18: 'Portanto assim diz o Senhor que criou os céus , o ÚNICO DEUS , que formou a Terra, que a fez e a estabeleceu ; que não a fez para ser um caos mas para ser habitada: EU SOU O SENHOR E NÃO HÁ OUTRO." O Deus do Velho Testamento é o mesmo do Novo Testamento. Deus se fez homem e habitou entre nós."

Refutação Apologética -

Com certeza, o nosso Deus Triúno é o Único SENHOR, no hebraico, YAHWEH, e conforme já explicamos, em Deuteronômio 6:4 Yahweh é o Único ("Echad") Deus, a tal unidade composta implícita aqui. Perguntamos, então, aos unicistas: Por que Yahweh fez questão de se descrever como "echad" (unidade composta) e não como "Yachid", unidade singular, como é descrito Isaque, o único ("yachid") filho de Abraão? (Ler Gênesis 22:2, 12, 16) Quanto à alegação de haver um só Senhor, nistotambém cremos, mas a palavra Senhor é usada para as Três Pessoas, e nos casos em que Elas conversam uma com a outra. Por isso, lemos em Atos 2:34, numa citação do Salmo 110.1: "Porque Davi não subiu aos céus, mas ele mesmo declara: 'Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita."

Portanto, cremos que Deus (Yahweh), nome polissêmico, seja o Único SENHOR, mas por Deus ser tripessoal, ou Triúno, lemos na Bíblia que:

8. O Pai é Senhor

"Naquela hora, exultou Jesus no Espírito Santo e exclamou: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado." – Lucas 10.21

9. O Filho é Senhor

"Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa." – Atos 16.31

10. O Senhor é o Espírito

"O Espírito Santo é o Senhor, e onde há o Espírito do Senhor, ali há liberdade." - 2 Coríntios 3.17

11. Há um só Senhor

"Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo." - Efésios 4.5

Então, por que a Bíblia chama as Três Pessoas de Senhor? Para indicar que Jesus era Pai, depois o Filho e depois o Espírito Santo? Impossível, porque como já vimos, essas pessoas interagem entre si e, principalmente, o ÚNICO SENHOR DEUS subsiste em Três Pessoas chamadas de Senhor que também interagem uma com a outra.

"Em apocalipse 1:8 e Ap 22:13 está escrito Jesus é o alfa e o ômega ou seja o princípio e o fim. Se Ele é o princípio e o fim significa que não existe outro. Comparando com o Velho Testamento em Is 44:6 Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu redentor, o Senhor dos Exércitos : EU SOU O PRIMEIRO E O ÚLTIMO E ALÉM DE MIM "NÃO HÁ DEUS". O mesmo Deus que disse esta frase no Velho Testamento é o MESMO Deus do Novo Testamento, não é e nem pode ser outra pessoa distinta. JESUS falou: Eu sou o alfa e o ômega, o principio e o fim. Não pode haver 2 pessoas distintas falando a mesma coisa. Deus não muda. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente."

Refutação apologética -

Todos esses títulos que Deus recebe - "O Primeiro e o Último", "o Alfa e o Ômega" - e a expressão "além de mim não há Deus" - tudo isso apenas prova que há uma só, uma ÚNICA natureza Divina subistindo nas Três Pessoas Divinas que se relacionam entre si. Por isso, cada uma delas pode dizer: "Eu sou o Alfa e o Ômega", "Eu sou o Primeiro e o Último". Todas as Três Pessoas de Deus não dividem esses títulos, mas compartilham perfeitamente cada um deles. Esse maravilhoso Deus Triúno jamais mudou, pois de eternidade à eternidade foi, é e será o nosso Único Deus.

"Ouvimos muitos irmãos pregarem assim: existem 3 pessoas separadas mesmo, cada um com uma existência própria.Neste caso teríamos o Filho (como homem) e 2 Espíritos pois o Pai que é Espírito seria outra pessoa distinta do Espírito Santo. Aí separam os 3 no Velho Testamento, crendo que os 3 falaram entre si na criação do mundo.Falam também que é uma unidade composta.Veja unidade significa um, composta são vários.É uma contradição!'

Resposta apologética -

Não existem "três pessoas separadas mesmo", mas TRÊS PESSOAS DISTINTAS, MAS NUMA ÚNICA ESSÊNCIA, NATUREZA, SUBSTÂNCIA DIVINA. A palavra "separadas" dá idéia de divisão, e não é assim que a Bíblia prega o Verdadeiro Deus. Matematicamente, como recurso ilustrativo, pois não há como explicar Deus, diríamos que quanto às Pessoas Divinas, há:

1 + 1 + 1 =3

Quanto à natureza das Três Pessoas Divinas, há:

1 x 1 x 1 = 1

Portanto, Deus é Triúno. Amamos ensinar isso e lamentamos que cristãos preguiçosos não estudem esses assuntos, mas prefiram gastar grande parte do seu precioso tempo assistindo a novelas, ouvindo CDs, usando a Internet, mas não abandonam o leitinho do conhecimento básico da Palavra de Deus, daí, usam palavras impróprias para defenir Trindade aos grupos unicistas.

"Ezequiel 34:11 e 16 "Eu ,O SENHOR TEU DEUS, digo que Eu mesmo procurarei e buscarei as minhas ovelhas. Procurarei as perdidas, trarei de volta as que se desviaram, farei curativo nas feridas e tratarei as doentes". Lucas 19:10 Jesus disse: "...O FILHO DO HOMEM VEIO BUSCAR E SALVAR O QUE SE HAVIA PERDIDO". DEUS RESGATOU O MUNDO COM SEU PRÓPRIO SANGUE..." - Suely Moysés Cufone.

Refutação apologética -

Da mesma forma como Deus disse: "Façamos o homem", e cada Pessoa de Deus participou na Criação, assim também cada Pessoa Divida da Trindade participou da Salvação daqueles que crêem em Jesus Cristo.

Fernando Gall