segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Sergio Lopes(o poeta)Biografia

Uma pequena homenagem ao grande poeta da musica evangelica brasileira



Nascido na Paraíba, ainda no ensino fundamental (antigo primário), envolveu-se com teatro no Colégio Estadual da Liberdade, em Campina Grande, quando conheceu um colega chamado Afrânio, com o qual compartilhava poemas próprios ou achados dos poetas Augusto dos Anjos e Gonçalves Dias. Filho do radialista Magidiel Lopes de Souza e de Maria das Mercês Lima de Souza, era o mais velho de cinco irmãos. Seu pai escrevia poemas românticos e os lia nos programas de rádio noturnos que locucionava nas rádios AM Caturité e Cariri. Sergio Lopes perdeu seus pais precocemente, pois sua mãe morreu de câncer aos trinta e cinco anos e seu pai faleceu em 1988, aos quarenta e seis anos, o que o levou a alistar-se na Marinha para garantir sua sobrevivência e a continuação de seus estudos.
É provável que venha do próprio pai a inclinação de Sérgio Lopes ao mundo poético. Na adolescência iniciou curso de teatro no Teatro Municipal de Campina Grande e sua primeira participação como ator foi na peça "Vestido de Noiva", dirigido pela dramaturga Maria de Lourdes Piazzolla. Em 1980, já órfão de mãe, ingressou no Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha e em 1982 foi transferido para o Rio de Janeiro, onde se converteu ao protestantismo batista. Em seguida criou o Grupo Teatral Evangélico do RJ. Em 1983 dirigiu uma peça intitulada "O Intruso dos Nossos Natais", apresentada com casa cheia no Teatro Cacilda Becker (Botafogo) para um público segmentado. Ainda em 1983 iniciou Curso de Direito da Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro. Começou a gravar música gospel em 1986 com o Grupo Altos Louvores, quando recebeu o troféu de primeiro lugar no I Festival Nacional de Música Sacra, promovido pela Arquidiocese Católica do Rio no Teatro Villa Lobos em Copacabana, com a apresentação de sua música "Agora Posso Crer". Com a iniciação na música e as constantes viagens para eventos musicais, teve que interromper os estudos de Direito. Permaneceu no grupo até 1989, e em 1990 lançou seu primeiro disco em carreira solo, que coincidiu com o surgimento das primeiras rádios FM gospel no Brasil, que ajudaram a tornar conhecidas as suas composições.
Em 1988 casou-se com a pedagoga Simone de Meira Lima, com quem teve três filhos, Sergio Victor (1990), Arthur (1991) e Gabriel (1993). (Comenta-se que divorciou-se em 2002 e dedicou-se a viver isolado em seu sitio na cidade serrana de Cachoeiras de Macacu-RJ).
Em 1995 deixou a Marinha para dedicar-se integralmente à música. O grande momento de sua carreira, que o definiria como intérprete conhecido nacionalmente ocorreu em 1997, com o lançamento da canção O Lamento de Israel, que já é traduzida e cantada em vários idiomas, entre eles o inglês, espanhol, hebraico, italiano e francês pelos cristãos desses países. Hoje já tem 18 títulos e oito discos de ouro. Pode cantar em português, inglês e hebraico. 2 Em 2003 teve uma de suas composições, intitulada "Salmo 126" gravada por Assíria Nascimento, esposa de Pelé.
Considerado poeta por causa do estilo poético de suas letras, também faz jus ao título pelo livro publicado em 2006 intitulado "Sergio Lopes - O Observador da Vida - Poemas e Crônicas".
[editar] Discografia
1990 - CD Nossos Dias (Grav. Som e Louvores)
1992 - CD Libertação (Grav. Som e Louvores)
1992 - CD O Melhor de Sergio Lopes (Grav. Som e Louvores)
1993 - CD O Amigo (Grav. Som e Louvores)
1994 - CD Canaan (Grav. Som e Louvores)
1995 - CD Sonhos (Grav. Som e Louvores)
1996 - CD Vidas e Futuros (Grav. Eklesia/vendido em 2001 para Zekap Gospel)
1996 - CD Seleção se Ouro (Assoc. Beneficente Cristã-SP - Direitos readquiridos por SL)
1997 - CD O Sétimo (Grav. Line Records)
1998 - CD Noites e Momentos (Grav. Line Records)
1999 - CD A Fé (Grav. Line Records)
1999 - CD Canticos para El Alma - espanhol - (Grav. Line Records)
2000 - CD/DVD Sergio Lopes ao Vivo (Grav. Zekap Gospel)
2002 - CD Yeshua-O Nome Hebráico de Jesus (Grav. Top Gospel)
2003 - CD Gálatas (Grav. Top Gospel)
2004 - CD Apocalipse (Grav. Top Gospel)
2005 - CD Lentilhas (Grav. Top Gospel)
2005 - CD O Amor de Deus (Grav. Art Gospel)
2006 - DVD O Amor de Deus (Grav. Art Gospel)
2007 - CD Getsemani (Grav. Art Gospel)
Publicações
Cantores Evangélicos - O Sucesso e o Altar - Editora AlfalitBrasil/1997
O Observador da Vida - Poemas e Crônicas - Meira Lopes Editora/2005

8 comentários:

Anônimo disse...

EU AMO EESE CANTOR
LINDA HOMENAGEM

Anônimo disse...

E quem não ama? Se existir é alguem sem coração!

Unknown disse...

Oi,
Alguém tem o livro do Sérgio Lopes "Observador da vida - Poemas e Crônicas"???

Unknown disse...

Oi,
Alguém tem o livro do Sérgio Lopes "Observador da vida - Poemas e Crônicas"???

Unknown disse...

Ele e maravilhoso

niel santos disse...

Que estranho,os cantores gospel mais velhos estão todos se separando.
Obs: Geralmente se casam de novo com mulher 20 anos mais novas.

Algo triste de se ver no meio evangélico, pois os casais não lutam mais pra se manterem junto, em qualquer embate lego pensam em divórcio e término de uma vida inteira junto com quem jurou de ante de Deus amar até a morte 😢

Unknown disse...

Concordo com vc, isso não deveria acontecer no meio cristão

Unknown disse...

O melhor intérprete e compositor da música gospel !!