quarta-feira, 26 de setembro de 2007

O homem querendo dominar o poder de Deus


Estudo desmistifica milagre de Jesus a andar sobre a água publicado em
O milagre de Jesus Cristo a caminhar sobre o Mar da Galileia pode ser explicado pela formação de gelo na superfície do lago, num período atípico de baixas temperaturas, revela um estudo realizado na Universidade da Flórida.
De acordo com o descrito em três dos quatro evangelhos do Novo Testamento, Jesus Cristo caminhou sobre as águas do Mar da Galileia. No entanto, segundo um estudo divulgado por Doron Nof, professor de Oceanografia Física da Universidade da Flórida (EUA), o mais provável é que Jesus tenha andado sobre um pedaço isolado de gelo flutuante.A pesquisa, publicada na edição de Abril do Journal of Paleolimnology, refere que as condições meteorológicas na região, situada hoje no norte de Israel, eram particularmente rigorosas há 1.500 e 2.600 anos. Por essa razão, haveria gelo suficientemente espesso para suportar o peso de um ser humano numa parte do Mar da Galileia, também conhecido por Lago de Tiberíades.Com a camada de gelo parcialmente coberta de água, é bastante possível que observadores situados a alguma distância da cena a interpretassem de outra forma.«Se me perguntarem se acredito que alguém caminhou sobre a água, direi que não», afirmou Doron Nof. No entanto, «creio que isso se explica através de um fenómeno natural», acrescentou.O estudo, que conta ainda com a participação de Ian McKeague, professor de Bioestatística, da Universidade de Columbia, e Nathan Paldor, professor de Ciência Atmosférica, da Universidade Hebraica de Jerusalém, incluiu também análises de temperatura da superfície do lago, temperatura do ar e ventos.
"Como cientistas, podemos apenas explicar que estes processos raros de congelação ocorreram naquela região algumas vezes nos últimos 12.000 anos", afirmou Nof. "Outras questões, como se estas pesquisas explicam ou não o relato bíblico, deixamos para outros analisarem", concluiu.Recorde-se que Doron Nof é o mesmo cientista que, no princípio dos anos 90, publicou um estudo que afirmava que a travessia a pé do Mar Vermelho pelos hebreus - após Moisés ter separado as águas - poderia explicar-se através de outro fenómeno meteorológico.Segundo a sua teoria, ventos moderados a soprar durante várias horas no golfo do Suez tiveram por efeito afastar águas de fraca profundidade num muro de 2,5 metros de altura. Depois, bastou uma simples mudança na direcção dos ventos para fazer desmoronar esse muro de água.No Antigo Testamento pode ler-se que as águas do Mar Vermelho voltaram a unir-se após os hebreus terem passado, afogando um exército egípcio que os perseguia.

Nenhum comentário: