quarta-feira, 21 de maio de 2008

Akhenaton e Moises,será real ?



A Gênesis de Akhenaton
Mudando seu própio nome de Amon-Ofis ( ?Deus se compraz? ) para Akhen-Aton ( ?Isso compraz Deus? ), o faraó mudou a capital do Egito de Tebas para uma parte nova e até então não desenvolvidade no deserto, Akhet-Aton ( ?o horizonte de Aton? ), a cidade atual de Tel el Amarna, 240 km ao sul de Cairo. Os limites da cidade eram demarcados por sinalizadores de pedra, cada qual representando a nova era do culto ao sol, o único deus cujos raios davam vida a todas as criaturas.
Amenófis IV ( Akhenaton ) governou na 18ª Dinastia por volta de 1.353-1.335. Seus pais foram o Rei Amenófia III e a Rainha Tiye; teve duas esposas: a primeira foi a Rainha Kiya que teve um filho chamado Tutankhamon, a segunda esposa foi a Rainha Nerfertiti que teve seis filhas, onde uma delas, a Rainha Ankhesenamon, casou-se com Tutankhamon, tornando-se em breve a futura rainha do Egito.
O reinado de Amenófis III terminou rápida e tranqüilamente, e a causa de sua morte não é conhecida. Sua esposa Tiye assumiu o reino por breve período até o príncipe Amenófis IV ( Akhenaton ) aparecer, aparentemente de lugar nenhum.
Ele era um estranho em Tebas, tendo passado a infância em outras terras. Curiosamente, Akhenaton nunca é visto com seu pai em menhuma gravura, tampouco é mencionado como filho de Amenófis III em inscrições, diferentemente de Tiye e suas filhas, que sempre acompanham o faraó.
Foi observada que a tumba de Yuya e Tuya , pais da rainha Tiye, contém artefatos funerários de Amenófis III , Tiye e suas filhas, mas nenhum de Akhenaton. Por causa disso, acreditava-se que Amenófis IV voltara de além-mar para derrubar o pai do trono, o que é muito improvável, se levarmos em conta a natureza pacífica de Akhenaton e suas aspirações teológicas. As pesquisas também descartam essa idéia, indicando que as tábuas de argila de Amarna descrevem cartas escritas por dois reis, Rib-Addi da Síria e Dushratta e Mitanni, que revelam que o jovem príncipe não sabia da morte do pai até ser convidado para assumir o trono, quando tinha 16 anos. Seu pai reinara por 28 anos.
Uma carta de Ipy, o vassalo do rei no centro recreativo de Mênfis, contém a última referência conhecida ao nome Amenófis IV, sugerindo que depois de cinco anos, em Karnak, o rei mudou seu nome para Akhenatone, por orientação divina, mudou a capital do culto ao sol mais para cima no Nilo, em Amarna, lar do deus-sol. Ali, Akhenaton, filho do sol originou brilhantemente uma cultura de virtuosa reverência e, com ela, um estilo artístico que ocultava conhecimentos esotéricos da mais alta ordem.
Mas o que aconteceu com Akhenaton?
A partida de Akhenaton é tão misteriosa quanto sua ascensão ao trono do Egito. Sua tumba não terminada, a leste de Amarna, nunca recebeu o corpo do faraó, embora uma de suas seis filhas, Meketaten, possa ter sido sepultada lá. Investigando diversas passagens bíblicas, chegamos ao relato de uma possível identidade de Akhenaton, baseando-se na idéia do ?monoteísmo?, sugerindo que Akhenaton fora o ?precursor do Monoteísmo de Moisés?.
O Antigo Testamento da grande significado simbólico à época de 1.394 a. C., quando Moisés, fundador da fé judaica, assumiu a Coroa do faraó egípcio, significando que Abraham estava sugerindo que a antiga criança escrava, Moisés, era, na verdade, Akhenaton, o filho desaparecido de Amenófis III. Há opinião de que o reinado de Akhenaton em Amarna chegou ao fim quando ele foi deposto e exilado no monte Sinai, por volta de 1.361 a. C., voltando mais tarde para tentar arrancar o poder das mãos de Ramsés I. Não obtendo sucesso, persuadiu um bando de escravos hebreus a segui-lo até o deserto e iniciar uma nova religião.
Explico-vos que a palavra hebraica ?adonai? - meu senhor - era a mesma que o termo egípcio para ?Aton?, e que ?Mos? é uma palavra egípcia, não hebraica, que significa ?criança?. Constatamos que os egípcios não conseguiram compreender a missão de Akhenaton. Não entenderam a mensagem. Para eles, era tarde demais. Era o começo do fim: os gráficos da radiação do sol naquela época demonstraram que uma forte mínima de manchas solares já estava ocorrendo, provocando infertilidade não só nas mulheres, mas também nas fêmeas de outras espécies.
Tudo isso é mencionado na Bíblia e em antigos documentos em papiro egípcios:
... o rio é sangue. Quem dele beber o rejeitará e terá sede de água ( Papiro, 2:10 )
... e toda a água do rio tornou-se sangue. De sorte que os peixes que estavam no rio morreram, o rio cheirou mal, e os egípcios não podiam beber a água do rio ( Êxodo, 7: 20-21 )
A praga assola toda a Terra. Há sangue em todo lugar ( Papiro, 2:6 )
... e houve sangue por toda a terra do Egito ( Êxodo, 7:21 )
Existem inúmeras passagens bíblicas sobre este fato. Você pôde ver que estamos tentando provar que Akhenaton e Moisés foram os mesmas pessoas, analisamos a gênesis de Akhenaton e agora veremos como surgiu Moisés, cabendo a você analisar...
? O segundo Livro de Moisés, chamado Êxodo. ?
Moisés, quase fora morto pela ordem dada pelo faraó egípcio que matassem todos os meninos e deixassem viver todas as meninas, mas o faraó voltou atrás devido às respostas dadas pelas parteiras, de que as mulheres hebréias eram vigorosas e antes mesmo que as parteiras chegassem, já tinham dado a luz. O faraó ordenou que todos os filhos homens deveriam ser lançados no Nilo.
No livro do Êxodo, capítulo 2, contam-nos que: Foi-se um homem da casa de Levi e casou com uma descendente de Lerei. E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que era formoso, escondeu-o por três meses. Não podendo, porém, escondê-lo por mais tempo, tomou um cesto de junco, calafetou-o com betume e piche, e, pondo nele o menino, largou-o no carriçal à beira do rio. Sua irmã ficou de longe, para observar o que lhe haveria de suceder. Desceu a filha de Faraó pra se banhar no rio, e as suas donzelas passeavam pela beira do rio; vendo ela o cesto no carriçal, envio a criada, e o tomou.
Abrindo-o viu a criança; e eis que o menino chorava. Teve compaixão dele, e disse: Este é menino dos hebreus.
?... A mãe do menino fora chamada; e o filha do Faraó disse a hebréia que sirva de ama, e te crie a criança..., pois a mesma hebréia não poderia ficar com o garoto.?
Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; pagar-te-ei o teu salário. A mulher tomou o menino, e o criou.
Podemos analisar, o início da vida de Moisés, que também poderá ser a infância de Akhenaton, onde sua infância é desconhecida, mas encontrada na Bíblia.
Como dissermos anteriormente, que a vinda de Akhenaton ao Egito é misteriosa, pois o mesmo apareceu de lugar nenhum. A Bíblia descreve a vida de Moisés igualmente a vida de Akhenaton, mas nos nega que ele fora um faraó do Egito..., onde sabemos que a própria Bíblia Sagrada pode está modificada pela Igreja Católica, mas isso não vem ao caso.
As características dos dois, Akhenaton e Moisés, são semelhantes... há algumas passagens bíblicas que comprovam. Akhenaton foi um ser humano excepcional que veio para ensinar ao mundo, caminhos melhores, os caminhos de quem ama a Deus, o caminho divino ( se Akhenaton tinha esse comportamento de adorar apenas um Deus, aquele que lhe apareceu na sarça ardente, como poderia ser egípcio, adorador de vários deuses. Nas escrições do Egito Antigo nos diz a mesma coisa, de que ele era o prercusor do monoteísmo, onde na mesma época o precursor era Moisés ).Não há dúvida de que Akhenaton compreendia a Superciência do Sol, aceitando que ele cria a fertilidade e que?sua diação biorrítimica acalenta o feto no ventre?.
Mas como poderia Akhenaton( Moisés ) transmitir essa mensagem importante às futuras gerações, talvez 3.500 anos mais tarde, como nós, por exemplo, que mal começamos a compreender a ciência do Sol?
Portanto, podemos finalizar que Akhenaton, foi Moisés e que a Bíblia não dá tamanha importancia a este fato, e se dá, lá não está. Não sabemos como nasceu Akhenaton, mas encontramos na Bíblia o mistério... e onde está o corpo de Akhenaton? Ele desapareceu, assim como o de Moisés... será apenas coincidência?

Um comentário:

Anônimo disse...

a mãe de amenófis IV era filha de José,aquele vendido como escravo por seus irmãos e que acabou no Egito e que, ainda, interpretou os sonhos do faraó, e que, também, tempos depois, terminou como uma espécie de primeiro ministro ou vizir do faraó integrando-se ao contexto da nobreza egípcia. Amenófis III, pois, casou com Tye (?), a filha de José e de tal União teria nascido Amenófis IV,depos Akhenaton, ou mesmo Moisés, bem como seu irmão Aarão, grande sacerdote versado nos mist´rios das escolas de mistérios do Egito, criadas por Tutmósis III.