sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Na rota do arco-íris(ACAUTELAI-VOS ,PRINCIPIO DAS DORES)
A partir do próximo ano, Fortaleza constará oficialmente como um dos principais destinos para o turismo gay no Brasil. A capital cearense é uma das duas cidades nordestinas que receberão capacitação e treinamento para receber bem turistas homossexuais do País e do mundo. A ação decorre de uma parceria firmada entre o Ministério do Turismo, a Embratur e a Associação Brasileira de Turismo GLS (Abrat-GLS) durante a Feira das Américas – Abav 2010, no Rio de Janeiro. A outra capital nordestina que participará do programa é Recife (PE).
“O turismo GLS nunca mais será o mesmo no Brasil depois desse acordo. Ele coloca o País na rota dos principais destinos gays do mundo”, comemora o presidente da Abrat-GLS, Almir Nascimento, em entrevista ao O POVO. “Pela primeira vez o governo brasileiro reconhece a importância desse segmento de mercado e investe em ações concretas para promovê-lo”, justifica.
Além da qualificação dos profissionais que atuam na área, o termo de cooperação entre as três entidades prevê a divulgação dos destinos GLS brasileiros (entre os quais Fortaleza estará) em feiras nacionais e internacionais, realização de workshops e roadshows e apoio à comercialização de produtos e serviços de turismo voltados para o consumidor GLS. “Nossa ideia é trabalhar em duas frentes ao mesmo tempo: tanto divulgar o Brasil no exterior como um destino preparado para receber bem este público, quanto fazer que nossos turistas internos circulem por esses destinos GLS brasileiros”, expõe a coordenadora geral de Segmentação do Ministério do Turismo, Sáskia Freire Lima.
Mesmo sem ter nenhum programa específico para captação de turistas gays, Fortaleza foi incluída no plano de ações, juntamente com Brasília (DF) e Recife. Além dessas três cidades, compõem esse primeiro lote de destinos GLS brasileiros São Paulo (que já desenvolve um programa do gênero e tem uma das maiores paradas gays do mundo), Rio de Janeiro (vencedor de uma eleição online em 2009 de melhor destino gay do mundo), Salvador (que passou por uma capacitação da Abrat-GLS em 2009) e Florianópolis (que é considerada a nova capital gay brasileira).
A escolha de Fortaleza é explicada por Almir Nascimento. Segundo ele, a cidade hoje é uma das capitais brasileiras que mais sinaliza positivamente para o mercado GLS. “Temos aí a criação de uma coordenadoria da diversidade sexual, em âmbito municipal e temos o For Rainbow (Festival de Cinema e Cultura da Diversidade). Além disso, a parada gay daí é muito significativa, uma das maiores do Brasil, e envolve um grande movimento financeiro”, aponta.
Mercado
O entusiasmo das entidades envolvidas no acordo não é à toa. Segundo dados da International Gay & Lesbian Travel Association (IGLTA), mais importante entidade do gênero no mundo, o potencial de mercado do turismo gay somente nos Estados Unidos/Canadá é de US$ 54 bilhões por ano. “É um segmento com muito potencial. Através de pesquisas descobrimos, por exemplo, que o turista gay viaja pelo menos quatro vezes ao ano. Como geralmente ele não tem gastos com filhos, o dinheiro é gasto com lazer, e o turismo está incluso aí”, afirma Thiago Falcão, coordenador do projeto Friendly LGBT – Pernambuco Simpatiza com Você, do Recife Convention & Visitors Bureau.
Lançado no final de 2008, o projeto tem objetivos muito semelhantes aos apresentados pela parceria entre o MinTur, a Embratur e a Abrat-GLS: primeiro capacitar os profissionais da área para receber esses turistas e, na sequência, promover Pernambuco como destino LGBT nacional e internacionalmente.
De acordo com informações levantadas pelo Recife Convention & Visitors Bureau, o público alvo no mercado interno é formado por 18 milhões de brasileiros, com um poder de compra de R$ 111 bilhões anuais. Destes, 57% têm nível superior, 36% pertencem à classe A e 47% à classe B.
“Começamos capacitando o pessoal que trabalha nos hotéis. O sucesso foi tão grande que outros espaços, como restaurantes, museus, locadoras de carro etc solicitaram também. Os estabelecimentos credenciados recebem a placa com o selo do nosso projeto, para que o consumidor o identifique. Paralelo a isso, desenvolvemos um folder/guia com as programações para fazer em Pernambuco e distribuímos esse material pelo Brasil”, enumera Falcão.
No ano passado, o Bureau em parceria com a Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), a Secretaria de Turismo de Pernambuco e a Bahiatursa participou de eventos turísticos GLS em Miami e San Francisco (EUA) para divulgar Recife e Salvador como destinos receptivos para o público gay norte-americano.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O turismo voltado para o segmento GLS é um dos mais rentáveis. De acordo com levantamento do Recife Convention & Visitors Bureau, o público alvo no mercado brasileiro tem poder de compra de R$ 111 bilhões/ano.
DICIONÁRIO
GLS - Sigla para grupo de consumidores formado por Gays, Lésbicas e Simpatizantes. É um conceito referente a segmento de mercado.
LGBT - Sigla para Lésbicas, Gays, Bissesxuais e Transgêneros. Refere-se a minorias sexuais e tem caráter político.
PINK MONEY -(Dinheiro rosa, numa tradução livre do inglês). Expressão para designar o poder econômico da comunidade GLS
NÚMEROS
20 bi DE DÓLARES É quanto o público LGBT brasileiro gasta por ano com turismo, segundo pesquisas
Émerson Maranhão
emerson@opovo.com.br
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